Skip to content

Xixi na cama

08/01/2016

Num post anterior descrevi o transtorno de quem faz xixi na cama e pra quem convive: de um lado quem não consegue segurar a urina e do outro quem cuida do ambiente.

Tenho vários relatos na família e amigos com histórico de não segurar o xixi: minha mãe com bexiga solta e 2 irmãs adultas que não conseguem segurar a urina. O avô fez xixi na cama quando criança, não sei até quando, mas nos relatos conta que apanhou pra caramba, o pai que fez xixi até os 12 e o neto agora com 11 anos que até pediu por favor pra ser acordado na noite: “não quero mais fazer xixi na cama”.

Em contra partida tenho relatos de pessoas que não tiveram problema algum: minha filha usou fralda no tempo que tinha que usar, quando se livrou dos panos não deu trabalho nenhum. Eu e outra irmã também não temos histórico desse distúrbio.

Não segurar a urina pode ser um transtorno psicológico ou uma disfunção do organismo, isso já foi comprovado pela medicina e precisa procurar ajuda médica. O que vejo nos que estão mais próximo de mim, é uma sede sem fim no caso da minha mãe e de uma das irmãs. A sede sem fim, o medo de circular pela noite e sono pesado no caso do neto, agora com 11 anos. O avô e o pai tem algo em comum que foi a falta da mãe nos primeiros anos de vida  e no caso do neto a ruptura na estrutura familiar.

Eu adotei o sistema de levar a criança, incluindo sobrinhos (de três em três horas) ao banheiro quando percebia que ela não conseguia fazer isso só. É uma verdadeira aposta no relógio biológico ou na interferência da posição deitado/sentado criando ou recriando o hábito de urinar. Outra medida foi deixar menos disponível a quantidade de líquido depois do jantar.

O neto agora, comendo comida com menos sal, tomando menos água no período da noite está sendo acordado às 6 horas para ir ao banheiro. Quem sabe o relógio biológico dele pode nos ajudar nessa tarefa.

Sugestões de como tentar evitar o ato de fazer xixi na cama?

  1. conversar com a criança pode funcionar;
  2. exercitar durante o dia, enquanto a criança brinca, pedir pra segurar só um pouquinho. Não abuse: só um pouquinho mesmo porque segurar a urina pode causar infeções urinárias;
  3. evitar comidas com muito sal e muito doce: salgadinhos e refrigerantes entre outros alimentos; Tente incluir frutas e sucos naturais.
  4. respeitar o amanhecer e o por do sol é bom pro relógio biológico: deitar quando o sol se põe e acordar quando ele nasce;
  5. fazer as refeições, tomar água na quantidade suficiente pra saciar a sede e antes de deitar esvaziar o tanque;

Como saber que está na hora de levar a criança ao banheiro durante à noite?

  1. Os controlados e descontrolados quando querem urinar se movimentam como se fosse segurar a urina com as mãos. É um sinal.
  2. Ainda deitados antes do ato de urinar  costuma aparecer uma gota de xixi.
  3. Como cada caso é um caso, talvez se prestar atenção irá descobrir muito mais, ou até o ato prestar atenção na criança pode ser a chave de todo o mistério “ELA QUER ATENÇÃO”.

Redação Helenice em janeiro de 2016

Anúncios

From → xixi na cama

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: