Skip to content

A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA SAÚDE

05/12/2013

Já ouvi que dormir é perder tempo. Alguns acham que se não dormiu, é porque o sono não veio e que isso não tem problema algum. Muitos não dormem e ficam irritadiços e improdutivos. E qual é o horário de ir e levantar da cama? Se eu não dormir à noite dormir durante o dia supre essa deficiência? As condições do ambiente podem interferir no sono? Tomar remédio pra dormir ou pensar o que estamos fazendo de errado e que o sono não vem?

Alguns acham que se não dormiu, é porque o sono não veio e que isso não tem problema algum

É o tal negócio: vamos nos acostumando e fica como sendo normal. Não é normal não dormir.
Nas horas de sono, algumas células se recompõe, alguns órgãos se regeneram, aumenta o colesterol, portanto se você não dorme tenha certeza que perdeu oportunidade de manter o corpo saudável e portanto tem menos tempo de vida.
A falta de sono acelera o envelhecimento.

Muitos não dormem e ficam irritadiços e improdutivos

Eu já fiquei sem dormir e amanheci com dores no corpo de tanto virar na cama, tentando achar a melhor posição, é ou não é pra ficar irritadiço?

E qual é o horário de ir e levantar da cama?

É como os pássaros: dormir quando o sol se recolhe e acordar quando ele aparece.
Aproveita e toma um pouco de sol que também faz bem pra saúde.

Se eu não dormir à noite dormir durante o dia supre essa deficiência?

Não supre. Você pode tentar se recompor e se sentir descansado, mas o sono é reparador.
Nas horas de sono, algumas células se recompõe, alguns órgãos se regeneram, aumenta o colesterol, portanto se você não dorme tenha certeza que perdeu oportunidade de manter o corpo saudável e portanto tem menos tempo de vida.
A falta de sono acelera o envelhecimento.

As condições do ambiente podem interferir no sono?

Sim. O ambiente deve estar organizado, arejado, limpo e acolhedor.
As janelas devem vedar a luz e a corrente de ar não deve interferir no sono a menos que dormir com vento lhe dê prazer.
O colchão deve ser confortável e apropriado para manter o seu corpo em estado de repouso.
As cobertas devem ser apropriadas para a estação ou ao tempo instável que nos acompanha, deixando sempre algo ao alcance das mãos para reforçar nas cobertas caso a temperatura abaixe e dispensar as cobertas em caso de calor.
O sofá não é um bom lugar pra permanecer muito tempo sentado ou deitado.

Nós não percebemos que o colchão está vencido. Tem prazo de validade e fora isso tem o desgaste.
Vale a pena investir em algo que nos dê prazer de passar algumas horas recompondo as energias.

Tomar remédio pra dormir ou pensar o que estamos fazendo de errado e que o sono não vem?

Eu percebi que no final de semana eu dormia menos.
Curioso. Porque eu dormia menos?
Agitação, vai na casa de um, casa de outro, mercado, feira, cachorro no pet, festa.
É o final de semana é cheio de atividades. Mas o que me tiraria o sono nos finais de semana?
O café eu sei que me tira o sono, então passei a tomá-lo somente no período da manhã e dispensando a gentileza de quem me recebe e oferece um cafezinho na despedida. Mas tinha alguma outra coisa que me tirava o sono e pesquisando e me observando mais um pouco percebi que o que tinha de abundante nos finais de semana em todos os lugares que fazia visita era o refrigerante.

Em outra situação, percebi que durante uma semana, eu deitava e rolava na cama a noite inteira e nada do sono.
Eu nunca tinha ficado uma noite inteira sem dormir.
Pensei o que eu estava fazendo naquele período que não fazia antes e descobri que o chá verde que uma colega me oferecia no horário do expediente estava roubando o sono.

Se tiver dúvidas, sugestão, ou alguma ideia pra compor o artigo pode juntar-se a nós.

Redação Helenice   helenice.alberto@gmail.com

One Comment

Trackbacks & Pingbacks

  1. MANUAL DO BEM ESTAR DO SEU INTESTINO | expressão

Deixe um comentário

