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Atividade física / andar de bicicleta

07/10/2013

ENTREVISTA COM FELIPE ALBERTO (formado em Educação Física)

1) Porque os médicos, os profissionais da área de Educação Física insistem tanto na prática de exercício físico?
Porque o nosso corpo precisa de movimento.
A prática de exercício físico ajuda queimar calorias e melhora o metabolismo do organismo, com isso ficamos mais saudáveis e ativos.

2) Como eu devo me alimentar para fazer exercício físico?
Um organismo que tem refeições regulares, rico em fibras está sempre bem preparado.
O melhor termômetro de quanto e qual o momento de nos alimentar é o nosso próprio corpo: acabou a reserva o organismo pede alimento e água. Ingestão de líquido é fundamental. Portanto é recomendável ter sempre uma garrafa com água e algum alimento rico em fibras que pode ser biscoito água e sal ou de cereais, parte de um lanche, ou fruta: uma banana ou maçã para quando seu organismo pedir você poder atendê-lo.
Você não pode esquecer que não pode levar nada que ocupe espaço, que tenha peso e que comprometa o seu rendimento na pratica do exercício físico. Cuidado especial para alimentos de difícil acondicionamento.

3) Como devo saber qual exercício é melhor para meu corpo?
O nosso corpo e a nossa vontade é um indicador de qual exercício é melhor sem nos causar sofrimento.
A escolha do exercício ideal deve ser algo que nos dê prazer em continuar fazendo. É natural depois de uma sessão de qualquer exercício as dores do exercício. Isso não quer dizer que a qualquer desculpa devemos parar com exercício.

4) Quais os cuidados que devemos tomar para pedalar uma bicicleta?
Pedalar bicicleta exige equilíbrio, aquecimento, alongamento dos músculos da perna, polichinelo*.
Pode acontecer de sentir cãimbra.
É exercício do tipo aeróbico, acelera o sistema respiratório e circulatório.

Manutenção da bicicleta.
É muito importante que a bicicleta esteja com os pneus em dia, calibrados, as engrenagens lubrificadas e com o freio funcionando. Na emergência, você pode ainda contar com a ajuda de outro ciclista que esteja portando uma bomba para encher o pneu ou procurar o socorro mais próximo.

Horário qual o melhor?
Vale a regra até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas onde temos a temperatura mais adequada para corpo na exposição solar.

Proteção é muito importante: óculos adequado para ciclista ou óculos de solcapaceteagasalho confortável e tênis.
Calças com pernas muito soltas podem enroscar nas engrenagens da bicicleta.

No trânsito – Evite vias com muito fluxo de veículos.
– Não pode pedalar na calçada. Se precisar, tem que descer e empurrar a bicicleta.
– A preferência sempre é do pedestre.
Não devemos esquecer que bicicleta é um veículo, portanto as leis do trânsito valem tanto para a segurança do ciclista quanto para segurança do pedestre.

5) Onde pedalar com segurança?
– Nos parques tem área reservada para passeio de bicicleta.
– Nas vias públicas está cada vez maior o número de ciclo faixas.
– Na rua da sua casa, se for tranquila, passeie de bicicleta. Tome cuidado com a entrada e saída de carros e a circulação de pedestre.

6) Orientação para quem nunca andou de bicicleta.
As bicicletas infantis saem de fábrica com suporte e rodinhas.
É oportuno que os pais ou um adulto auxilie nas primeiras pedaladas, não esquecendo nunca do uso capacete, agasalho apropriado e tênis. Adultos sentirão dificuldades no inicio, depois acostuma com a altura, o banco da bicicleta e supera as cãibras.
Não devemos desprezar o uso de capacete, agasalho apropriado e tênis. Um adulto pode ajudar nas primeiras pedaladas e ser uma boa companhia. Andar de bicicleta é bom pra saúde, manter a boa forma física, manter o meio ambiente, porque você usa menos o carro e ajuda na socialização agregando mais os amigos e a família.

7) Atendendo o celular.
Se tocar e você estiver pedalando, pare com segurança e atenda.
Tente resolver tudo antes da prática do exercício físico. Não tem nada mais desagradável que estar num pique produtivo, ou recebendo orientação de um professor e ter que parar para atender o celular.
Depois você pega o recado e responde, é muito mais tranquilo e seguro. Outra sugestão é se desligar o celular.

(*) Polichinelo é exercício físico para alongar e aquecer os músculos dos membros, braços e pernas. Exercício físico que exige certa coordenação motora, onde envolve movimentos dos membros superiores e inferiores. Exercício de aquecimento, antes de fazer outra atividade física. Muito comum em treinamento físico, principalmente militar. A pessoa inicialmente fica na posição ereta, ou seja com as pernas totalmente fechadas e com as mãos coladas nas coxas, depois: com saltos no mesmo lugar e com movimentos sincronizados de braços e pernas, seguindo os seguintes passos abre-se as pernas levanta os braços a cima da cabeça ao máximo tocando uma mão na outra e desce fechando as pernas e tocando as mão novamente à coxa, voltando a posição inicial e assim faz repetidas vezes. http://pt.wikipedia.org/wiki/Polichinelo_(exerc%C3%ADcio)

Felipe S. Alberto é Bacharel em Educação Física, com atenção a pessoas especiais e crianças.
Não recomenda nenhuma medicação sem orientação médica.

Felipe nos deu esta entrevista exclusiva para o blog sobre mudança de hábitos na saúde para o bem estar do seu intestino.
Edição e manutenção do blog por Helenice

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